Quem Somos
Mapa do Site
Contato
CuscoPeru agencia de viajes en cusco
Portada / Conhece Peru /  Informação de Machu Picchu / Cidadela de Machu Picchu

Cidadela de Machu Picchu

A cidadela de Machu Picchu é uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno e principal destino turístico do Peru. Aqui apresentamos tudo o que você deve saber sobre a cidadela Inca.
Turista con Machu Picchu de fondo
Vista panorâmica da cidadela de Machu Picchu da Casa do Guardião (Casa del Guardián).

A cidadela de Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo, construída pelo Inca Pachacutec, este incrível centro arqueológico é o principal atrativo turístico do Peru.

O que é Machu Picchu?

A cidadela de Machu Picchu é, provavelmente, a construção arquitetônica mais importante do império Inca, cercada por uma vasta floresta tropical, foi edificada no governo do Inca Pachacutec.

O nome de Machu Picchu vem do quéchua, que significa “Montanha Velha” (“Machu” que é “Velho” e Picchu “Montanha”).

Atualmente, a zona arqueológica de Machu Picchu é o principal atrativo turístico do Peru, sendo esta de visita obrigatória para todos que chegam ao país.

Onde está localizado?

A zona arqueológica de Machu Picchu está localizada na Cordilheira Oriental do Sul do Peru a 2.430 metros de altura na margem esquerda do Rio Vilcanota sobre o Vale Sagrado dos Incas.

O distrito de Machu Picchu, província de Urubamba, está localizado a 112,5 km ao nordeste da cidade de Cusco.

História de Machu Picchu

A cidadela de Machu Picchu foi construída em meados do século XV, no governo do inca Pachacutec (principal extensor do império incaico), o qual serviu, provavelmente, como sua residência e centro religioso. Este importante recinto foi abandonado com a chegada da colonização espanhola.

Foi redescoberta por Hiram Bingham, historiador e professor da universidade de Yale, em 1911, em uma expedição na cidade de Cusco, acompanhado do camponês Melchor Arteaga chegou à zona arqueológica ficando impressionado pela construção de caminhos, terraços agrícolas, armazéns, entre outros, tudo coberto por uma densa vegetação do local que evidenciava a passagem do tempo.

A cidadela inca foi apresentada ao mundo no ano de 1913, tornando-se um importante atrativo turístico. Ano após ano, a popularidade de Machu Picchu foi crescendo, sendo assim que em 9 de dezembro de 1983 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e em 07 de julho de 2007 se tornou uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.

Flora e Fauna de Machu Picchu

O Santuário Histórico de Machu Picchu não só é de grande importância cultural, mas também possui uma grande biodiversidade, estando localizado entre a borda da selva e a Cordilheira dos Andes.

Flora

Dentro do Santuário Histórico de Machu Picchu existe uma ampla variedade de flora, já que se conhece a existência de mais de 400 espécies diferentes de plantas, entre as quais se destacam as Orquídeas (Orchidaceae), Bromélias (Bromeliaceae), Samambaias (Pteridophyta) e Trombetas (Brugmansia arborea), entre outras.

Além de possuir árvores nativas como a Q’euña (Polylepis australis), Pisonay (Erythrina edulis), Cedro (Cedrus), entre outras.

Fauna

A fauna que habita em Machu Picchu também é muito diversa, podendo-se encontrar desde mamíferos como o Urso-de-óculos (Tremarctos ornatus), o Veado-anão (Pudu mephistophiles) e o Raposo-andino (Lycalopex culpaeus andinus), entre outros.

No Santuário também se pode encontrar diversidade de aves, entre as quais se destaca o Galo-da-rocha (Rupicola peruvianus), ave nacional do Peru desde 1941.

O Santuário Histórico é considerado um dos melhores lugares para a observação de aves (birdwatching), já que conta com uma imensa biodiversidade, entre as aves que habitam este lugar estão o Condor Andino (Vultur gryphus), o Gralha-verde (Cyanocorax yncas), o Pescador-canela (Pyrrhomyias cinnamomeus) e mais.

Qual cidade está mais próxima de Machu Picchu?

A cidade mais próxima da Cidadela de Machu Picchu é Ollantaytambo, pertencente à província de Urubamba localizada no Vale Sagrado dos Incas. Ollantaytambo é uma passagem obrigatória para todos aqueles que desejam visitar o Sítio Arqueológico de Machu Picchu.

Além de Ollantaytambo, está o povoado de Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo, que fica a apenas 25 minutos de ônibus da cidadela inca. Está localizado na parte inferior de Machu Picchu, às margens do rio Urubamba, com uma população não maior que 5000 habitantes.

Como é o clima em Machu Picchu?

O clima na Cidadela de Machu Picchu e em Aguas Calientes é quente, pois estão localizados na selva de alta altitude do território peruano. Possui um clima tropical, o que o torna quente e úmido durante o dia e com um ambiente fresco à noite.

Dados de Machu Picchu

Machu Picchu é à prova de terremotos

A cidadela de Machu Picchu foi construída entre 2 falhas geológicas, por isso é propensa a sofrer vários movimentos sísmicos. No entanto, a arquitetura com a qual foi projetada não permite sequer um leve movimento entre as pedras.

Machu Picchu é à prova de tremores ou terremotos, seus mais de 500 anos de existência são prova da resistência do local.

Engenharia hidráulica em Machu Picchu

Machu Picchu é, sem dúvida, uma grande obra de engenharia hidráulica. Os incas tiveram que criar maneiras de transportar, armazenar, distribuir e evacuar a água da cidadela.

Construiu-se um canal de 749 m de comprimento com uma inclinação de 3%, que possuía 16 fontes para distribuir a água em cada setor do local, e a inclinação permitia que a água fluísse continuamente em todas as estações do ano.

Estruturas icônicas de Machu Picchu

Templo do Sol

O Templo do Sol (Templo del Sol) é o setor mais importante dentro da zona arqueológica, pois presta homenagem à deidade mais importante da cultura inca. O local foi construído de forma circular, com janelas e nichos, tudo decorado com ouro e prata.

Este importante local também teve a função de observatório astronômico para determinar a mudança de estação e a chegada de cada solstício, graças à posição estratégica das janelas.

Templo das Três Janelas

O Templo das Três Janelas é (Templo de las Tres Ventanas), provavelmente, um dos locais mais bem trabalhados de toda a cidadela. Esta construção consiste em um muro de 10 metros de comprimento por 8 metros de largura com 3 janelas trapezoidais que têm uma vista panorâmica das montanhas Huayna Picchu e Putucusi. Foi um lugar importante onde se realizavam cerimônias religiosas e de culto.

Intihuatana

O Intihuatana, que em quéchua significa “onde se amarra o Sol”, serviu como uma ferramenta de observação astronômica e calendário, além de ter funções cerimoniais em certas atividades religiosas dentro da cidade.